A Matemática está presente no cotidiano de todos, geralmente quem escolhe esse curso são atraídos normalmente para o curso porque tem curiosidade e gostam da disciplina
durante os ensinos fundamental e médio. A Matemática será um aprofundamento do que os alunos já estudaram? Segundo o coordenador do Colegiado de Curso de Matemática da
UFMG, professor Helder Cândido Rodrigues, ''a Matemática ensinada no Instituto de Ciências Exatas (ICEx), onde o
curso é oferecido na UFMG, tem muito pouco a ver com a Matemática dos
colégios. O aluno não terá como primeira preocupação a busca dos
resultados de simples ou complicadas equações e fórmulas. A intenção é
outra. É a de fazê-lo pensar no processo de criação das equações e
fórmulas, inclusive saber propô-las, deixando para um segundo momento,
não menos importante, os resultados e aplicações''.
Quem escolhe este curso precisa saber que a opção pelo Bacharelado ou
pela Licenciatura leva a caminhos bem distintos, apesar de
não-excludentes. No turno diurno, a escolha entre as duas modalidades tem de ser feita ao final do 3o período. Já no noturno, a única possibilidade é a Licenciatura. Mas nada impede que o aluno, nos dois casos, peça, depois de concluída a primeira formação, uma continuidade de estudos.
Tanto na Licenciatura quanto no Bacharelado, o aluno parte inicialmente para uma formação geral, que inclui conhecimentos de Cálculo, Estatística, Física e Computação. Entretanto, a segunda fase apresenta distinções bastante claras. Na Licenciatura, o aluno opta por atuar nas escolas de ensinos fundamental e médio, e, por isso, terá uma grande carga de disciplinas voltadas para a formação de professor e além de manter um contato estreito com a Faculdade de Educação (FAE). A intenção, com as adaptações e mudanças que estão sendo feitas no currículo, é a de permitir que os alunos possam vivenciar um volume muito maior de "disciplinas integradoras", que unem, de maneira mais íntima, Matemática e Educação.
O saber da matemática Na Licenciatura, o aluno compreenderá que não basta saber Matemática, é preciso saber ensinar Matemática. E essa é uma missão nada fácil. Basta lembrar que a Matemática foi tratada e ainda é em muitos casos, como uma grande vilã entre os colegiais. Para a professora Ana Cristina Almeida França, 40 anos, ensinar Matemática sempre foi um prazer. "Isso não quer dizer que é fácil, porque as cobranças são muitas e partem de todos os lados, dos alunos, dos pais e das instituições."
Fonte: UFMG Diversa
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