Objetivos
Formar um profissional apto a atuar na área
acadêmica como professor e coordenador de Matemática ou em outras
atividades que exijam raciocínio lógico-matemático, funções para as
quais existe uma grande demanda no mercado.
Contribuir com a formação de professores
para a Educação Básica a partir da construção de processos formativos
fundamentados na estruturação de um Currículo Integrado e nas Políticas
de Inclusão.
Formar professores capacitados para
atividades de pesquisas no campo de atuação, em laboratórios de ensino
e, sobretudo, na produção de materiais didáticos manipuláveis.
Preparar profissionais que tenham domínio
dos conteúdos em Matemática, bem como conhecimento sobre técnicas,
estratégias e metodologias apropriadas ao processo de
ensino-aprendizagem.
Perfil Profissional
O curso deve levar em conta a construção de um perfil, no qual o futuro professor:
- faça mediações entre o conhecimento matemático e o aluno, tornando o saber matemático acumulado em um saber escolar, passível de ser ensinado/aprendido;
- organize as situações que favoreçam a construção de conceitos, procedimentos e atitudes dos seus alunos, incluindo o uso de novas tecnologias, laboratórios, promova debates, socializando as soluções encontradas e sistematize o conhecimento adquirido;
- conheça obstáculos envolvidos no processo de construção de um determinado conceito para que possa compreender melhor alguns aspectos da aprendizagem de seus alunos e desenvolva habilidades para tomada de decisões;
- reconheça que o processo de transformação do saber científico em saber escolar é marcado significativamente por condições de ordem social e cultural, que resultam na elaboração de saberes intermediários, como aproximações provisórias, necessárias e intelectualmente formadoras;
- reconheça a importância de se conhecer as referências culturais e sociais dos alunos e seus conhecimentos prévios - informais e formais;
- saiba identificar as principais características da Matemática, de seus métodos, de suas ramificações e aplicações;
- Que saiba lidar com várias concepções metodológicas para atuação nas diversas frentes para os quais serão formados;
- Que desenvolva habilidades de articulação, numa perspectiva interdisciplinar;
- Que domine os métodos e técnicas pedagógicas necessárias à transmissão e produção de conhecimentos nos diferentes níveis de ensino;
- Que incorpore conhecimentos básicos necessários para o seu desenvolvimento profissional numa perspectiva verticalizada.
-
Duração: 4 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário