terça-feira, 28 de outubro de 2014

A Matemática do Amor



É simples de entender:
Some as alegrias, multiplique os carinhos, divida tudo o que senti em seu coração e subtraia as tristezas.
Some os sonhos, multiplique o amor, divida a compreensão e subtraia as mágoas.
Some a felicidade, multiplique a atenção, divida os pensamentos e subtraia a insegurança.
Some o amanhecer, multiplique a paixão, divida os problemas e subtraia a mentira.
Some a simplicidade, multiplique os encontros, divida o perdão e subtraia o fugir.
Some o desejar, multiplique o querer, divida a sinceridade e subtraia a ausência.
Some as lembranças, multiplique os momentos, divida os abraços e subtraia o engano.
Some o acreditar, multiplique o ouvir, divida o enxergar e subtraia a desconfiança.
Some os beijos, multiplique as carícias, divida o enroscar e subtraia o não poder estar junto.
Some, multiplique, divida e subtraia, faça tudo conforme a conta e no final você vai ter um superávit do amor verdadeiro.
Moema Stella Rocha

Fonte: http://mensagensvirtuais.xpg.uol.com.br/Amor/A-matematica-do-amor

sábado, 4 de outubro de 2014

Áreas de atuação dentro de Matemática


Ensino - Dar aulas em escolas de níveis fundamental e médio, em cursinhos pré-vestibulares e em universidades.

Matemática aplicada - Utilizar princípios, teorias, métodos e sistemas da Matemática pura para solucionar problemas das ciências e da tecnologia. Usar a Matemática em questões como planejamento urbano ou econômico, produção de bens e organização de sistemas de informação. Nesse campo, pode-se escolher entre análise numérica, economia matemática ou física matemática.

Matemática pura - Estudar problemas, sistemas e modelos teóricos da Matemática. Pesquisar estruturas lógicas a partir de situações abordadas em outras ciências, como Física e Biologia. 

http://www.oportaldosestudantes.com.br/aatuacao.asp

sábado, 16 de agosto de 2014

Conteúdo de matemática do 6 º ano Fundamental II



I Unidade:

• Sistemas de numeração:
Origem e evolução dos números;
• Números naturais: 
- Estruturação e sequência
- Representação geométrica;
• Operações com números naturais:
Situações-problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Propriedades da Adição e Multiplicação;
• Sequências numéricas:
- Pares e ímpares.

II Unidade:

• Resolução de Situações-problema;
• Operações / Situações-problema / Sistema monetário;
Operações fundamentais com números naturais:
- Adição: ideias associadas e algoritmos;
-Subtração: ideias associadas e algoritmos;
- Multiplicação: ideias associadas e algoritmos;
- Divisão: ideias associadas e algoritmos;
• Cálculo mental;

III Unidade:

• Potenciação;
• Raiz Quadrada;
• Expressões numéricas;
• Fração:
- Ideias associadas à fração;
- Frações equivalentes;
- Comparação de frações;
- Operações com frações;
• Divisores e múltiplos de números naturais:
- Divisibilidade;
- Divisores de um número natural;
- Numero primo;
- Múltiplos de um número natural;

IV Unidade:
• Noções de porcentagem (5%, 10%, 25%, 50%, 75% e 100%);
• Geometria:
- Sólidos geométricos;
- Ponto, reta e plano;
- Ângulos;
- Retas paralelas e retas concorrentes;
- Regiões planas e contornos;
- Polígonos.

Fonte: Conteúdos usados com base em: matematicazup.com.br e Livros Dante, Luiz Roberto - Projeto Teláris / Matemática. 

sábado, 19 de abril de 2014

À Distância - Conheça!

O curso de Licenciatura em Matemática a distância qualifica seus graduados para a carreira acadêmica, sobretudo para atuarem nos ensinos fundamental e médio. O curso está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Matemática, desenvolvendo em seus alunos seu papel social de educador e a visão acerca da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania, trabalhando para que o conhecimento matemático seja acessível a todos.

Mercado de trabalho

O licenciado em Matemática estará apto a atuar como professor no ensino fundamental e médio, em escolas públicas e particulares. Pode também atuar no Ensino Superior, mediante a continuação de seus estudos em cursos de pós-graduação. Atua também em pesquisas científicas, em ciências puras e aplicadas, sendo as pesquisas tanto acadêmicas como profissionais.

O Perfil do profissional (Você tem esse perfil?)

O licenciado em matemática deverá ter:
-Um conhecimento sólido do conteúdo de matemática que integra o ensino fundamental e médio;
-Conhecimento dos contextos em que os conteúdos de matemática se aplicam de modo a transmitir aos alunos a importância dos tópicos que esteja ensinando.
-Estabelecimento de relações entre os aspectos formais e intuitivos da Matemática
-Uma formação pedagógica que lhe dê condições de exercer sua atividade de educador embasado nos conhecimentos de história, psicologia e filosofia da educação e didática.
-Capacidade para desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos.
-Capacidade de elaborar e desenvolver pesquisas que contribuam para a sua prática docente, considerando os aspectos regionais específicos de seu campo de atuação.
 Duração: 3 anos
 Crédito: :http://www.ead.cesumar.br/site/curso_individual/41/licenciatura_em_matematica

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Matemática no Coração das Ciências

 A Matemática está presente no cotidiano de todos, geralmente quem escolhe esse curso são atraídos normalmente para o curso porque tem curiosidade e gostam da disciplina durante os ensinos fundamental e médio. A Matemática será um aprofundamento do que os alunos já estudaram? Segundo o coordenador do Colegiado de Curso de Matemática da UFMG, professor Helder Cândido Rodrigues, ''a Matemática ensinada no Instituto de Ciências Exatas (ICEx), onde o curso é oferecido na UFMG, tem muito pouco a ver com a Matemática dos colégios. O aluno não terá como primeira preocupação a busca dos resultados de simples ou complicadas equações e fórmulas. A intenção é outra. É a de fazê-lo pensar no processo de criação das equações e fórmulas, inclusive saber propô-las, deixando para um segundo momento, não menos importante, os resultados e aplicações''. 
Quem escolhe este curso precisa saber que a opção pelo Bacharelado ou pela Licenciatura leva a caminhos bem distintos, apesar de não-excludentes.
No turno diurno, a escolha entre as duas modalidades tem de ser feita ao final do 3o período. Já no noturno, a única possibilidade é a Licenciatura. Mas nada impede que o aluno, nos dois casos, peça, depois de concluída a primeira formação, uma continuidade de estudos.

Tanto na Licenciatura quanto no Bacharelado, o aluno parte inicialmente para uma formação geral, que inclui conhecimentos de Cálculo, Estatística, Física e Computação. Entretanto, a segunda fase apresenta distinções bastante claras. Na Licenciatura, o aluno opta por atuar nas escolas de ensinos fundamental e médio, e, por isso, terá uma grande carga de disciplinas voltadas para a formação de professor e além de manter um contato estreito com a Faculdade de Educação (FAE). A intenção, com as adaptações e mudanças que estão sendo feitas no currículo, é a de permitir que os alunos possam vivenciar um volume muito maior de "disciplinas integradoras", que unem, de maneira mais íntima, Matemática e Educação.
O saber da matemática Na Licenciatura, o aluno compreenderá que não basta saber Matemática, é preciso saber ensinar Matemática. E essa é uma missão nada fácil. Basta lembrar que a Matemática foi tratada e ainda é em muitos casos, como uma grande vilã entre os colegiais. Para a professora Ana Cristina Almeida França, 40 anos, ensinar Matemática sempre foi um prazer. "Isso não quer dizer que é fácil, porque as cobranças são muitas e partem de todos os lados, dos alunos, dos pais e das instituições." 
Fonte: UFMG Diversa

Por que escolher esse curso (Licenciatura em Matemática)?

• Uma das melhores opções para  o  futuro;
•  Ter conhecimento sobre técnicas, estratégias e metodologias apropriadas ao processo de ensino-aprendizagem;
• Quem opta pela licenciatura terá matérias de pedagogia. Já quem opta pelo bacharelado aprofunda-se no conhecimento matemático.

• Oportunidades no mercado de trabalho;
 • fornece sólidos conhecimentos teóricos,
•  competências na utilização de tecnologia informática e acima de tudo prepara os seus alunos para enfrentar os desafios ao longo do seu percurso profissional;
• Optar por diversas áreas, inclusive Estatística,Cálculo, Física e Computação ;
Ter conhecimentos das quantidades, do espaço, das relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos;
• Se você se tornar um matemático, poderá elaborar fórmulas e banco de dados para interpretar e solucionar problemas de desenvolvimento de produtos, de produção e de logística em empresas de diversos setores, como computação, marketing e logística;
• O matemático encontra trabalho em áreas como a econômica, financeira, física, de pesquisa, entre outras. Também pode trabalhar como professor do ensino fundamental, médio e superior. 
E muito mais...

Informações Sobre o Curso de Licenciatura em Matemática

 
Objetivos
Formar um profissional apto a atuar na área acadêmica como professor e coordenador de Matemática ou em outras atividades que exijam raciocínio lógico-matemático, funções para as quais existe uma grande demanda no mercado.
Contribuir com a formação de professores para a Educação Básica a partir da construção de processos formativos fundamentados na estruturação de um Currículo Integrado e nas Políticas de Inclusão.
Formar professores capacitados para atividades de pesquisas no campo de atuação, em laboratórios de ensino e, sobretudo, na produção de materiais didáticos manipuláveis.
Preparar profissionais que tenham domínio dos conteúdos em Matemática, bem como conhecimento sobre técnicas, estratégias e metodologias apropriadas ao processo de ensino-aprendizagem.

Perfil Profissional
O curso deve levar em conta a construção de um perfil, no qual o futuro professor:
  • faça mediações entre o conhecimento matemático e o aluno, tornando o saber matemático acumulado em um saber escolar, passível de ser ensinado/aprendido;
  • organize as situações que favoreçam a construção de conceitos, procedimentos e atitudes dos seus alunos, incluindo o uso de novas tecnologias, laboratórios, promova debates, socializando as soluções encontradas e sistematize o conhecimento adquirido;
  • conheça obstáculos envolvidos no processo de construção de um determinado conceito para que possa compreender melhor alguns aspectos da aprendizagem de seus alunos e desenvolva habilidades para tomada de decisões;
  • reconheça que o processo de transformação do saber científico em saber escolar é marcado significativamente por condições de ordem social e cultural, que resultam na elaboração de saberes intermediários, como aproximações provisórias, necessárias e intelectualmente formadoras;
  • reconheça a importância de se conhecer as referências culturais e sociais dos alunos e seus conhecimentos prévios - informais e formais;
  • saiba identificar as principais características da Matemática, de seus métodos, de suas ramificações e aplicações;
  • Que saiba lidar com várias concepções metodológicas para atuação nas diversas frentes para os quais serão formados;
  • Que desenvolva habilidades de articulação, numa perspectiva interdisciplinar;
  • Que domine os métodos e técnicas pedagógicas necessárias à transmissão e produção de conhecimentos nos diferentes níveis de ensino;
  • Que incorpore conhecimentos básicos necessários para o seu desenvolvimento profissional numa perspectiva verticalizada. 
  •  
    Duração: 4 anos